A primeira Era

No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus” João 1:1-2.

Vemos aqui a origem de toda a existência, em tempos antiquíssimos, quando nada, em absoluto, havia sido feito. Notemos que Deus pai, Deus filho e Deus Espírito Santo estavam juntos desde o começo: “Ele estava no princípio com Deus”.

Este “verbo” era exatamente Jesus, que habitou entre nós: “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”João 1:4; e com o pai também estava o Espírito Santo, que participou na criação: “A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.” Gênesis 1:2.

Percebemos isso mais claramente quando o Senhor Deus diz no livro dos Gênesis capítulo 1 verso 26: “… façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança…” . Vemos que Ele disse “façamos” e não “faço”; notando a pluralidade, percebemos que falava com mais alguém que eram exatamente o Senhor Jesus e o Espírito Santo, que juntamente com Ele formam com extrema perfeição a trindade divina.

Então Deus, com toda a sua sabedoria e excelência começou a criar: “No princípio criou Deus os céus e a terra.” Gênesis 1:1 – criou as galáxias (se o universo se originou de uma grande explosão, o big bang, então foi Ele quem a causou!), os anjos, os arcanjos, querubins, serafins, os planetas, as estrelas, as plantas, os animais e o homem. Esse último, conforme sua imagem e semelhança: “E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” Gênesis 1:27. Tudo fez conforme planejou.

O planeta Terra, com toda sua biodiversidade, o ser humano, com toda sua complexidade, foram obras primas das mãos de Deus! (ver Gênesis capítulos 1 e 2).